Saúde e Bem-estar
Conheça as plantas aliadas do sono que pode consumir sob a forma de chá.
Além de reconfortante, o chá é uma opção natural que o pode ajudar a conseguir uma boa noite de sono, sobretudo se a dificuldade em dormir estiver relacionada com o stress ou o consumo de substâncias estimulantes como o álcool, a cafeína ou a nicotina.
Os chás de plantas que ajudam a dormir podem ser consumidos individualmente ou numa combinação de plantas, como a famosa combinação valeriana e passiflora.
A maior parte destes chás atuam no sistema nervoso central e devem ser ingeridos cerca de uma hora antes de ir dormir, para dar tempo ao corpo e mente para relaxar.
Conheça as plantas aliadas do sono que pode consumir em chá:
A camomila é conhecida pelas suas propriedades calmantes e o chá desta planta é indicado para acalmar o stress e combater a insónia. Estudos científicos indicam que a planta tem propriedades sedativas e é eficaz na indução do sono, quer seja bebendo o chá quer seja inalando os vapores libertados quando a planta é mergulhada na água a ferver.
As raízes da valeriana são, por norma, preparadas para infusão ou incluídas na alimentação, com a finalidade de aliviar os sintomas ligeiros do stress ou para ajudar a dormir melhor. Vários ensaios clínicos atestam que a valeriana ajuda a manter a qualidade do sono, contribui para o relaxamento e diminui a irritabilidade. Alguns estudos referem ainda que, quando usada no tratamento da insónia, a valeriana parece contribuir para um aumento do tempo de sono e uma diminuição do número de vezes que se acorda durante a noite.
À semelhança da camomila, a erva-cidreira possui propriedades calmantes e relaxantes, ajudando a combater insónias e distúrbios do sono. O chá de erva-cidreira tem ação calmante e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e stress através do relaxamento dos órgãos, músculos e pele. As folhas secas podem também ser utilizadas no banho, tornando-o mais relaxante.
A passiflora, flor da planta do maracujá, é conhecida por facilitar o relaxamento e o descanso, ajudando a combater a ansiedade, o nervosismo e o stress. Com ação relaxante do sistema nervoso é também utilizada para o tratamento da insónia.
A lavanda é uma planta frequentemente elogiada pela sua fragrância aromática e calmante. Indicada no combate de dores de cabeça, nervosismo e inquietação, uns ramos da flor ou seu óleo essencial colocado na fronha durante a noite pode fazer maravilhas a quem sofre de insónia ou distúrbios do sono. Embora não seja tão comum, a planta pode também ser utilizada sob a forma de chá, mantendo os seus benefícios calmantes e facilitadores do sono.
Também conhecida como hipericão, a erva de São João, é uma planta muito utilizada no tratamento de estados depressivos suaves a moderados, ansiedade e insónia. Possui substâncias como a hipericina e a hiperforina que atuam no sistema nervoso central, acalmando a mente e relaxando o corpo. A planta pode também ser encontrada no mercado sob a designação inglesa: St. Johns Wort.
Habituámo-nos a ingeri-la em saladas, mas a alface pode também ser consumida sob a forma de chá. Segundo nutricionistas, as suas propriedades relaxantes, ansiolíticas e de combate à insónia são conferidas pelas substâncias lactupicrina e lactucina, presentes no caule e nas folhas. A grande vantagem do chá de alface, em relação ao das restantes plantas, é que pode ser usado desde tenra idade, com benefícios para crianças a partir dos seis meses. Pode também ser consumido durante a gravidez e amamentação.