Áreas de Descanso
Ir para a cama em estado de desidratação interfere, e muito, na qualidade do sono.
Manter o corpo hidratado é importante durante todo o ano. A desidratação afeta o nosso desempenho ao longo do dia e torna-nos mais lentos, irritáveis e suscetíveis a dores de cabeça. No meio disto tudo o sono também sai a perder.
Na realidade, a hidratação tem um forte impacto na forma como dormimos e ir para a cama em estado de desidratação, mesmo que leve, vai certamente interferir na qualidade do sono.
Quando há desidratação, as vias respiratórias, boca e nariz, ficam mais secas e isso facilita o incómodo ressonar. Outra das consequências de uma hidratação insuficiente são as cãibras nas pernas, que nos podem acordar com dores agonizantes.
Para evitar estes males a solução passa por beber bastantes líquidos ao longo do dia. Lembre-se que estes líquidos não devem conter cafeína, caso contrário, podem interferir com o sono. Uma ou duas horas antes de dormir deve parar a ingestão de líquidos, para que não tenha que acordar durante a noite para ir à casa de banho, outra situação que afeta a qualidade do sono.
-Tenha sempre por perto uma garrafa de água e beba água com frequência, ao longo do dia, mesmo que não sinta sede;
-Beba um grande copo de água ao acordar, para repor a água que perdeu durante a noite pela humidade da respiração (principalmente se respirar pela boca) e pela transpiração;
-Se tem dificuldade em beber água natural, pode sempre optar pelo chá ou por infusões de ervas ou frutos, para lhe dar um sabor mais ao seu gosto;
-Atenção à ingestão de café e de bebidas alcoólicas. O primeiro só deve ser tomado hora e meia depois de acordar e as segundas não devem ser consumidas nas três horas anteriores ao sono. Por cada bebida tomada deve também ingerir um bom copo de água.
A hidratação é um dos fatores que podem interferir na qualidade do sono, mas existem outros a ter em consideração, como um colchão confortável, uma base adequada ou a almofada mais indicada para si.