Dicas e Curiosidades

4 motivos porque não deve comer na cama

Bicharocos, azia, obesidade, há muitas razões para não levar snacks para a cama.

Comer e dormir são duas necessidades básicas. Precisamos e gostamos de ambas, mas convém não as misturar.

Assim como não dormimos à mesa, também não é boa ideia comermos na cama.

Explicamos porquê:

 

1 – Migalhas e bichos

É inevitável que a sua cama fique com migalhas de comida se fizer regularmente um lanche ao deitar. Não só suja os lençóis e o colchão, como também está a criar um verdadeiro banquete para os bichos que adoram migalhas, como baratas, moscas e formigas. As nódoas de comida ou de bebidas derramadas também podem ser um terreno fértil para bactérias e fungos.

 

2 – A digestão em primeiro lugar

Pode parecer um pormenor sem importância, mas quando come na cama, não se senta como faria à mesa de jantar. O seu aparelho digestivo fica numa posição desconfortável, mais inclinada ou horizontal. Uma posição propícia à indigestão ou refluxo ácido.

 

3 – A cama é para dormir

Há também alguns efeitos psicológicos prejudiciais de comer na cama. De acordo com especialistas, quanto mais vezes comer na cama, mais o seu cérebro associa o espaço a outras atividades que não o sono. Enquanto come, normalmente vê televisão ou séries no portátil, ou navega nas redes sociais. Assim, em vez de associar o seu colchão e a sua almofada a uma boa noite de descanso, o seu cérebro acaba por ficar desperto, à espera de outras atividades.

 

4 – É fácil cometer excessos

Além de enganar o sono, ao comer na cama enquanto navega na internet ou vê um filme na televisão, acaba, geralmente, por comer mais do que deveria. A distração leva à ingestão de mais alimentos, o que está muitas vezes associado ao aumento de peso e dos níveis de açúcar no sangue.

 

Sabemos como é tentador petiscar na cama, especialmente numa noite de cinema, e se os motivos que apresentamos acima não chegam para o convencer a não o fazer, pelo menos proteja o seu colchão com uma capa. Conhece a nossa? 

Mas o melhor mesmo é ir para a mesa fazer as refeições e fazer da cama um espaço sagrado para ter uma boa noite de sono.

 

Há exceções à regra

Em caso de doença ou incapacidade motora, é, por vezes, inevitável comer na cama.

Para estes casos temos a solução ideal de cama e de colchão .