Sono
Escolher um bom colchão é um bom investimento e não tem que ser um processo complicado.
Passamos mais de um terço da nossa vida a dormir. Escolher um bom colchão é um bom investimento e não tem que ser um processo complicado. Para ter sucesso garantido convém pensar na resposta a cinco questões-chave.
1-Qual a idade do seu colchão atual?
Embora não seja uma regra rígida, entende-se que a vida útil de um colchão ronda os oito anos. Mas a melhor forma de avaliar se o seu colchão está a ficar “velhinho” é estar atento ao seu corpo. Acorda de manhã mais dorido do que se deitou? Tem dificuldade em encontrar uma posição confortável durante a noite? Encontrou alguma deformação no colchão que já não se resolve mudando-o de posição? Se alguma destas questões tem resposta afirmativa é possível que esteja na hora de dizer adeus ao seu velho colchão.
2-Qual a posição em que dorme?
Depois de avaliar a questão da idade é altura de avançar para a sua posição ideal de dormir, que está intimamente ligada à firmeza necessária. Embora a maioria das pessoas dê voltas na cama e não durma apenas numa posição, normalmente há uma que prevalece, seja de costas, de lado, ou de barriga. E cada uma destas posições tem um tipo de colchão mais adequado.
3-Que tipo de firmeza procura?
Para quem dorme de costas o ideal é um colchão de firmeza média, preferencialmente de molas, que permita o alinhamento natural da coluna. Quem dorme de lado deve optar por um colchão que permita “encaixar” os ombros e as ancas, ou seja um colchão mais macio que se molda às curvas do corpo, por exemplo um viscoelástico ou viscografeno. Já os que preferem dormir de barriga devem optar por um colchão firme que mantenha as ancas e os ombros alinhados, de molas ensacadas ou híbrido.
4-Quanto pesa?
Dependendo do peso e do tipo de corpo pode, independentemente de dormir de costas, de lado, ou de barriga, ter que optar por maior ou menor firmeza. Sendo que quanto mais pesado for, maior firmeza necessita para reduzir as pressões sobre o corpo.
5-Que tipo de colchão pretende e qual o orçamento disponível?
Resta definir o tipo de colchão que procura e quanto está disposto a pagar por ele. As melhores opções estão disponíveis no catálogo Lusocolchão.
Lembre-se, o colchão certo para si é aquele em que se sente melhor. Por isso é importante experimentar, sentir o toque do tecido, o tipo de material e até mesmo comprovar as características que o diferenciam. Afinal trata-se de um importante investimento, já que mais de um terço da nossa vida é passado a dormir.