Saúde e Bem-estar
Contornar o frio e ter um sono profundo e reparador exige algumas estratégias.
A diminuição da temperatura, os dias cada vez mais pequenos e as noites cada vez maiores, podem ser desafios quando o objetivo é manter-se quentinho e confortável durante o sono. No inverno o metabolismo é retardado pela menor exposição solar e o nosso ritmo diminui. Embora a necessidade de sono não aumente há uma predisposição para ficarmos na cama durante mais tempo, para poupar energia. As noites mais longas também levam a que muitas vezes nos deitemos mais cedo, acabando por dormir mais horas do que noutras estações do ano.
Mas nem sempre é fácil deitar e permanecer na cama quando as temperaturas descem. O frio atrapalha o sono pois deixa o corpo em permanente estado de alerta, para se manter aquecido, sobretudo quando o termómetro baixa dos 12 graus centígrados.
Contornar o frio e ter um sono profundo e reparador exige algumas estratégias como:
Um pijama bem quente, conjugado com umas meias confortáveis, é meio caminho andado para uma noite tranquila. A outra metade pode ser colmatada com uns lençóis quentinhos, de flanela ou de tecido polar, e um bom edredão ou cobertor. Se nada disto resultar pode sempre optar pelo velhinho saco de água quente.
O exercício físico é um aliado do bom sono, seja de verão ou de inverno, contudo, na estação mais fria manter uma rotina de exercícios pouco vigorosos, como alongamentos, pode ajudar a aquecer o corpo, facilita o adormecer e aumenta a qualidade do sono.
Pode ser de chuveiro, mas será mais eficaz um banho de imersão. O contacto com a água quente relaxa os músculos e alivia tensões permitindo dormir melhor e mais confortável.
Hoje há vários equipamentos elétricos ou a gás que permitem aquecer o ambiente de forma rápida e eficaz, mas deve ter cuidado para não aquecer o quarto em demasia pois, assim como o frio, também o calor excessivo dificulta o sono. Encontre um meio-termo, para alguns especialistas a temperatura do quarto não deve ser superior a 18 graus. Para tornar o aquecimento mais eficaz, sem perdas de calor, tenha atenção a possíveis correntes de ar e considere calafetar portas e janelas.
Se mesmo com estas dicas não consegue ter um sono reparador, talvez esteja na altura de verificar a qualidade do colchão, da base e da almofada. Conheça a nossa oferta e… bom descanso!