Sono
O que dizem os especialistas sobre as sestas, como forma de recarregar energias.
Por norma, os especialistas recomendam que os adultos evitem sestas de forma a garantir uma boa noite de sono. Mas, se teve uma má noite de sono, uma sesta pode ajudar a recuperar. Por vezes 20 minutos para uma sesta é o suficiente para o corpo recarregar alguma energia.
Por norma, o nosso corpo tem tendência a perder energia durante o início da tarde. Pode assim ser mais benéfico fazer uma sesta nesta hora do que evitar dormir até a noite. Afinal, a grande maioria dos mamíferos tem sono polifásico, o que significa que dormem por curtos períodos ao longo do dia. Fazer uma sesta durante o dia é uma norma em alguns países.
Alguns estudos explicam que as sestas à tarde em pessoas que não têm privação de sono podem levar a melhorias comportamentais e no humor, sonolência e fadiga. Os investigadores consideram que pessoas que fazem sesta têm um melhor desempenho em tarefas como raciocínio lógico e tempo de reação. Contudo, nem todas as sestas são iguais. Existem grandes variações, como a hora do dia, a duração e a frequência das sestas.
A sesta é uma prática que tem uma relevância muito individual, ou seja, a sesta pode e deve ser recomendada para algumas pessoas e ser totalmente proibida a outras. A indicação mais relevante é o contributo que tem para o tempo total de sono no dia completo. Se uma pessoa dormir abaixo das suas necessidades de sono durante a noite pode repor o tempo que falta com a sesta.