Dicas e Curiosidades

Qual é o melhor colchão para si?

Descubra todos os fatores que deve ter em consideração, no processo de escolha do colchão ideal.

A escolha do melhor colchão deve ser feita caso a caso, com base no peso corporal e na altura da pessoa que o vai usar, na posição preferida do sono, nos eventuais problemas de coluna ou dor nas costas que a pessoa tenha e, acima de tudo, nas suas preferências pessoais.

Os colchões com molas de bonel têm elasticidade, firmeza e boa ventilação. Neste último aspeto, os modelos de molas ganham aos de espuma, pelo que são mais adequados para quem transpira muito ou vive em regiões com verão quente.

Os colchões de núcleo adaptam-se ao corpo e podem ser perfurados para assegurar uma boa ventilação e regular a firmeza. Nos modelos de molas ensacadas não há transmissão de movimento entre molas, pelo que são muito confortáveis sobretudo se o (a) seu (sua) companheiro (a) se mexer muito enquanto dorme.

O tamanho e a altura do colchão

Ao escolher o melhor colchão para dormir, o tamanho é fundamental. Para um sono de qualidade, o colchão deve permitir o relaxamento das pernas e dos braços, ou seja, deverá ter um comprimento e uma largura de 20 a 30 cm a mais do que a estrutura do corpo.

Os tamanhos e as dimensões dos colchões são padrão, de acordo com regulamentações europeias, podendo sofrer pequenas variações nos diferentes países europeus.

1. Colchão simples: adequado para uma única pessoa, possui medidas que correspondem a 80/90 cm de largura por 190/200 cm de comprimento;

2. Colchão de corpo e meio: projetado especificamente para garantir mais espaço do que o colchão individual, para uma única pessoa, é um pouco maior, medindo 120 cm de largura por 190/200 cm de comprimento;

3. Colchão de casal: ideal para duas pessoas, tem uma largura de 140 a 170 cm e um comprimento de 190/200 cm;

4. Colchões personalizados: especialmente projetados para quem tem necessidades especiais, podem ser produzidos com as dimensões desejadas.

O tamanho do colchão deve adaptar-se perfeitamente à base da cama para não afetar o conforto e permitir um sono tranquilo.

A altura e a espessura do colchão são outros parâmetros fundamentais a serem considerados para uma boa escolha, de acordo com a base/cama que estará a complementar o colchão.