Saúde e Bem-estar
Dormir pouco ou mal deixa-nos cansados, mas de acordo com um estudo de uma universidade norte-americana, pode também influenciar negativamente o nosso funcionamento emocional e diminuir estados de espírito positivos como a alegria ou felicidade.
Um estudo da Universidade Estatal de Montana, nos Estados Unidos da América, baseado em mais de 50 anos de investigação, conclui que dormir pouco faz mais do que apenas deixar-nos cansados.
A privação do sono pode afetar o nosso funcionamento emocional, diminuir estados de espírito positivos como a alegria, a felicidade e o contentamento e aumentar o risco de sintomas de ansiedade, incluindo um ritmo cardíaco acelerado.
De acordo com a Dra. Cara Palmer, Diretora do Laboratório de Sono desta universidade americana, quantificar os efeitos da perda de sono nas emoções é fundamental para promover a saúde psicológica. “Este estudo fornece fortes provas de que os períodos de vigília prolongada, a duração reduzida do sono e os despertares noturnos influenciam negativamente o funcionamento emocional humano”, refere.
Na Lusocolchão trabalhamos diariamente para contribuir para a resolução deste problema. Não podemos assegurar que se deita sem preocupações que lhe tiram o sono, mas garantimos certamente todo o conforto para o melhor descanso que leva a uma boa noite de sono!